Home
Notícias
Municípios baianos estão entre os mais violentos do Brasil
Notícias

Municípios baianos estão entre os mais violentos do Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/06/2024 16h57
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16260819/original/open-uri20240618-56-s9aclz?1718727826
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

De acordo com o 'Atlas da Violência 2024,, divulgado nesta terça (18), sete municípios da Bahia estão entre os dez mais violentos do Brasil.

Santo Antônio de Jesus lidera a lista, com uma taxa de 94,1 homicídios por cem mil habitantes, seguida de perto por Jequié, com 91,9. Simões Filho, Camaçari e Juazeiro também apresentaram altos índices de violência, com taxas de 81,2, 76,6 e 72,3, respectivamente.

Além disso, a Bahia se destaca ainda mais nos índices de violência, pois dos 20 municípios mais violentos do país, onze estão localizados no estado. Salvador, a capital baiana, ocupa a nona posição nesse ranking.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), utilizou como base os números registrados em 2022. A cidade de Salvador é apontada como a capital brasileira com maior índice de homicídios, com taxa de 66,4 mortes por cem mil habitantes.

Um dos fatores que contribuem para a violência na Bahia é o domínio de territórios por facções criminosas. Pelo menos dez grupos disputam espaço no estado, incluindo o PCC e o Comando Vermelho. Essa disputa gera conflitos violentos, resultando em altos índices de letalidade.

No entanto, o governo estadual tem tomado medidas para combater a violência. A Polícia da Bahia apreendeu armas de fogo, drogas e vem capturando criminosos. 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também