Prefeitura do Rio exonera funcionários ligados à família Brazão
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4447/thumb/Logo_quadrado.png)
ICARO Media Group TITAN
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (26) a exoneração de funcionários ligados à família Brazão, após as prisões do vereador Chiquinho Brazão e do ex-deputado Domingos Brazão no último domingo (24). A Polícia Federal deteve os envolvidos devido à suspeita de participação nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Além disso, o delegado Rivaldo Barbosa, que ocupava o cargo de chefe da Polícia Civil à época do crime, também foi preso.
Chiquinho Brazão ocupava o cargo de secretário de Ação Comunitária na Prefeitura do Rio até fevereiro deste ano. Diante das notícias sobre seu envolvimento no caso Marielle, ele renunciou ao cargo, porém manteve sua influência, mantendo seus aliados na pasta. O substituto indicado por Chiquinho foi Ricardo Martins David, sobrinho do bicheiro Anísio Abraão David, que utiliza o sobrenome Ricardo Abraão em seu registro eleitoral.
Washington Vicente Nascimento, ex-vereador conhecido como Professor Uóston que trabalhava na prefeitura, fazia questão de expressar sua afinidade política com a Família Brazão, divulgando-os em vários eventos, como o Dia Internacional da Mulher e o Dia dos Animais.
Pelo menos outras três pessoas já trabalharam como assessores da família na pasta da Prefeitura, incluindo Hugo Duarte Barbosa, ex-assessor de Manoel Brazão, deputado estadual do partido União Brasil, e Luiz Cláudio Xavier dos Reis Júnior e Zélio Ricardo Perdomo Portugal, que atuaram como assessores de Chiquinho Brazão.
Segundo a Polícia Federal, Zélio seria um dos administradores de um centro social vinculado à família Brazão, a Associação de Defesa da Cidadania Ação Social Gente Solidária. Essa entidade promove ações com cunho eleitoral na área de influência do clã Brazão. Nilton Caldeira da Fonseca Filho, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, também ocupou cargos de direção nesse centro social da família.
A influência da Família Brazão se estende além da prefeitura, com Manoel Brazão ocupando o cargo de deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na Câmara Municipal, o vereador Waldir Brazão carrega o sobrenome da família.
Além das demissões, a Prefeitura informou que Marli Peçanha, subprefeita de Jacarepaguá, reassumirá a secretaria de Ação Comunitária a partir desta terça-feira. Os funcionários exonerados foram indicados pelo partido Republicanos, que deixou o governo municipal.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)