Rússia avança em ofensiva contra a Ucrânia
ICARO Media Group TITAN
A Rússia mostrou avanços em sua ofensiva contra a Ucrânia, divulgando imagens de um ataque de drone na região de Kharkiv. Na quarta-feira, o Ministério da Defesa russo compartilhou um vídeo que mostrava soldados ucranianos correndo de um bunker após um drone pousar no local e explodir. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um novo treinamento para testar as forças nucleares do país, sendo o segundo exercício desse tipo em duas semanas. Putin afirmou que o uso de armas nucleares seria uma medida extrema, porém necessária, e destacou mudanças na doutrina nuclear russa, incluindo a possibilidade de considerar qualquer ataque a seu território, apoiado por uma potência nuclear, como um ataque conjunto. Este seria um "recado" aos Estados Unidos, para não ajudar a Ucrânia a atacar profundamente a Rússia.
O Ministério da Defesa russo compartilhou detalhes do exercício nuclear, que incluiu lançamentos práticos de mísseis balísticos e de cruzeiro. O nível de preparação dos órgãos de comando militar e as habilidades do pessoal de comando foram testados, assim como a organização do controle das tropas subordinadas. De acordo com Andrei Belousov, ministro da pasta, o exercício simulou um "ataque nuclear massivo" em resposta a um primeiro ataque inimigo.
Autoridades russas alertam que a guerra de dois anos e meio com a Ucrânia atinge agora uma fase crítica, com a Rússia sinalizando possíveis respostas caso os Estados Unidos e seus aliados permitam que a Ucrânia ataque profundamente o território do país. Analistas russos apontam que a Rússia tomou 196,1 km² do território ucraniano entre os dias 20 e 27 de outubro, marcando o avanço mais rápido das forças russas neste ano. O grupo de mídia russo Agentstvo destaca o enfraquecimento das defesas ucranianas em Donbas devido ao envio de tropas para a região de Kursk, enquanto as forças russas continuam avançando, tomando territórios próximos às cidades de Vuhledar e Pokrovsk, na região de Donbas, no leste da Ucrânia.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .