Home
Notícias
Governo pode lançar aplicativo para bloquear celulares roubados
Notícias

Governo pode lançar aplicativo para bloquear celulares roubados

publisherLogo
Tecmundo
09/10/2023 18h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15813969/original/open-uri20231009-18-42c1xn?1696887955
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo federal quer lançar uma plataforma que permitirá cadastrar um celular furtado ou roubado e efetuar o bloqueio do aparelho imediatamente. A medida evitaria acessos a aplicativos bancários e dados pessoais. Segundo a Folha de S.Paulo, o serviço pode ser lançado até o final de outubro.

Com o nome “Proteja seu Celular”, a iniciativa deverá estar disponível via app e site, oferecendo ao proprietário a possibilidade de cadastrar o telefone nos sistemas do governo

Além do número IMEI do dispositivo , o usuário poderá registrar até duas pessoas de confiança para acionar a ferramenta.

O roubo do celular pode trazer uma série de prejuízos ao proprietário.O roubo do celular pode trazer uma série de prejuízos ao proprietário.

Em caso de furto ou roubo do celular, as pessoas autorizadas poderão acessar a plataforma imediatamente, informando o IMEI para efetuar o bloqueio

A ideia é agilizar o processo, evitando que o proprietário perca tempo ligando para a operadora e todos os seus bancos para reportar o problema, reduzindo as chances de danos.

A plataforma para bloquear celular furtado ou roubado do governo federal será criada por meio de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também faz parte do projeto.

De acordo com o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, o governo quer incluir as gigantes da tecnologia na iniciativa. No primeiro momento, há conversas em andamento com o Google e a Meta , o que possibilitaria bloquear o sistema operacional Android e as redes sociais, respectivamente, nos aparelhos furtados ou roubados.

Ainda conforme Cappelli, a medida pode contribuir para reduzir os índices de roubo de celulares no Brasil sem a necessidade de confrontos e violência. Ele destacou que a participação do Google tornaria a ferramenta muito mais eficiente, pois permitiria apagar o Android no smartphone, fazendo-o virar “um pedaço de metal” com pouco valor.

Para minimizar os danos, recomenda-se registrar um boletim de ocorrência (BO) após o furto ou roubo do aparelho, além de solicitar o bloqueio do telefone.

Também é interessante usar as funções de buscar e apagar o celular oferecidas por Android e iOS e pedir aos bancos o bloqueio temporário de suas contas, entre outras medidas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também