84% dos brasileiros utilizam ao menos dois serviços de streaming
Tecmundo
De acordo com levantamento realizado pela NZN Intelligence, aproximadamente 84% dos brasileiros já assinam dois ou mais serviços de streaming. A procura por mais plataformas cresceu muito nos últimos dois anos, e mais de 34% dos 1800 entrevistados é assinante de mais de quatro serviços.
Apesar desse número ser, em grande parte, resultado da associação da pandemia de covid-19, apenas 20% dessas pessoas possuem intenção de encerrar algumas de suas assinaturas com o fim da pandemia.
Pandemia influenciou na busca por mais plataformas de streaming
Preço é fator crucial
Desde a chegada das plataformas de streaming como se discute até que ponto contratar vários serviços diferentes é mais barato do que contratar um pacote máximo de uma operadora via cabo ou satélite. Um dos diferenciais dessas operadoras era agregar canais de esporte, além de filmes e séries, mas apenas nos pacotes mais caros.
Entretanto, combinando as assinaturas do Globoplay e Star+, por exemplo, os usuários já conseguem acesso à maioria das transmissões esportivas, além de lançamentos que chegam bem antes a essas plataformas.
Promoção do Mercado Livre inclui combo Star+ e Disney+ ao plano de fidelidade de seu marketplace
Esse mercado é tão relevante que, para concorrer com o serviço Amazon Prime, que além de promoções e frete grátis, dá acesso ao Prime Vídeo, a Mercado Livre adicionou gratuidade para os serviços combinados do Disney+ e Star+ ao seu plano de fidelidade Nível 6 — que está saindo por R$ 9,90 por tempo limitado.
Movimento é natural e veio para ficar
Essa diferença no valor é um dos fatores cruciais para boa parte dos brasileiros estarem optando por combinar várias plataformas e investir em serviços de internet mais robustos, deixando de lado os combos de TV à cabo.
Amazon Prime oferece frete grátis, Amazon Prime Video e Twitch Prime em uma única assinatura
De acordo com Tayara Simões, CEO da NZN, optar por várias plataformas já é uma realidade que veio para ficar, e o que deve passar a ser pauta daqui para frente são as estratégias de cada empresa para fidelizar o usuário. Nesse quesito, oferecer o máximo de conteúdo e serviços por uma fração do que se paga em um pacote de TV por assinatura é, possivelmente, o ponto mais importante dessa equação.