TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sonda espacial Insight Mars da NASA posta sua última selfie
Tecnologia

Sonda espacial Insight Mars da NASA posta sua última selfie

publisherLogo
Tecmundo
27/05/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15025447/original/open-uri20220527-18-1pcjw06?1653675694
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A sonda espacial Insight Mars da NASA (agência espacial dos Estados Unidos) está se aposentando. Ela, que começou a explorar o planeta vermelho em novembro de 2018, subiu sua última selfie através das redes sociais da agência espacial nesta semana antes de ser desligada.

A interrupção das atividades já havia sido anunciada pelo órgão de pesquisa americano, devido à grande quantidade de poeira que se depositou sobre o aparelho. O material impede que os painéis solares captem energia para manter o dispositivo operando.

Veja no Twitter
twitter

Before losing more solar energy, I took some time to take in my surroundings and snapped my final selfie before I rest my arm and camera permanently in the stowed position.

More on my final months ahead: https://t.co/eATDXbOlx2 pic.twitter.com/q7gso8NSjv

May 24, 2022

A selfie mostra dois momentos da operação: a sonda no décimo dia de missão e agora. Após quase quatro anos de operação, o equipamento é quase irreconhecível sob tanta poeira. Os painéis solares com capacidade de captar 5 mil watts-horas estão operando com apenas 500.

Em uma publicação recente, a NASA lamenta a falta de sorte. Segundo eles, se o vento varresse apenas uma parte da poeira - 25% do material - a sonda ganharia uma capacidade de 1.000 watts-horas, o suficiente para seguir operando.

No passado, rovers como o Spirit e o Opportunity tiveram dispositivos acoplados capazes de limpar o material acumulado sobre eles. Entretanto isso não aconteceu com a InSight. Os pesquisadores até tentaram usar os braços robóticos da sonda para limpar o aparelho, mas a operação foi pouco eficiente.

Ainda assim, a missão foi um sucesso. Projetada para atuar por dois anos, o equipamento superou sua vida útil.

Ela analisou mais de 1.300 terremotos no planeta vermelho, inclusive o maior já detectado nesse planeta até hoje, que atingiu magnitude 5. Graças a ela, os cientistas descobriram que o núcleo de Marte é muito menor do que se sabia, por exemplo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também