Nova função: aprenda a remover dados pessoais de buscas do Google
33giga
Uma nova função que permite remover dados pessoais de buscas do Google já está disponível para os internautas. Na prática, a ferramenta consegue identificar sites que exibem nome, e-mail, telefone ou endereço do usuário e permite que a pessoa solicite a exclusão dessas informações sensíveis dos resultados. Veja como usá-la no tutorial.
1. Acesse a página de controle de privacidade dos resultados do Google e clique em “Começar agora”.
2. Preencha seus dados pessoais – nome, endereço, telefone e e-mail. O Google usará essas informações para fazer uma varredura online.
3. Escolha como você quer ser avisado caso o Google encontre informações sobre você na internet: e-mail ou notificação push. Em seguida, aperte “Salvar”.
4. Finalize a primeira etapa do processo apertando “Terminei”. Agora é necessário esperar o Google finalizar a varredura e enviar a notificação. Esse processo, no entanto, pode demorar. Nos testes do 33Giga, foi preciso aguardar cerca de 7 horas para ter o resultado.
5. Ao receber a notificação, acesse novamente a página de controle de privacidade dos resultados do Google. Nela, aparecerá uma janela com a quantidade de ocorrências encontradas. Clique em “Analisar resultados”.
6. Confira a lista de sites em que seus dados estão sendo exibidos nos resultados do Google. Marque as opções que deseja excluir e selecione “Pedir remoção”.
7. Pronto! O Google vai avaliar a solicitação. Se achar válida, vai removê-la das buscas. É importante destacar que apagar um resultado das pesquisas não significa que ele será removido da internet. As pessoas que estiverem procurando suas informações pessoais ainda poderão encontrá-las acessando diretamente a página ou usando outro mecanismo de pesquisa. Para a exclusão total, o usuário deve entrar em contato com os respectivos sites.
Na galeria, veja em capturas como remover dados pessoais de buscas do Google: