Foto da sonda de Juno da Nasa revela ‘rosto’ misterioso em Júpiter
Aventuras Na História
A NASA capturou uma imagem que lembra um rosto assustador na superfície de Júpiter, uma curiosa coincidência para o Halloween. Durante seu 54º sobrevoo próximo às regiões norte do planeta em 7 de setembro, a espaçonave Juno da agência espacial registrou a foto peculiar, conhecida como Jet N7.
A imagem mostra uma formação intrigante causada por nuvens turbulentas e tempestades cruzando a linha divisória entre o dia e a noite no gigante gasoso, conhecida como terminador.
O ângulo da luz solar refletida na topografia complexa de Júpiter criou uma ilusão de um rosto com olhos caídos, narinas pronunciadas e uma expressão sombria, lembrando a famosa pintura "O Grito" de Edvard Munch.
Casos similares
Essa não é a primeira vez que observadores identificam imagens familiares em fotos de Júpiter. Desde que a sonda Juno entrou em órbita do planeta em 2016, foram registradas várias imagens que despertaram a imaginação das pessoas, algumas vendo nelas formas como as nuvens que parecem obras de arte ou até mesmo animais.
Segundo o portal Live Science, esse fenômeno é conhecido como pareidolia, no qual o cérebro interpreta padrões aleatórios como objetos familiares.
A imagem foi criada pelo cientista cidadão Vladimir Tarasov, que utilizou dados brutos do instrumento JunoCam. A foto foi capturada quando a Juno estava a cerca de 7.700 quilômetros acima das nuvens de Júpiter, com uma latitude de cerca de 69 graus ao norte.