O que causou 'bola de fogo' avistada no céu do Nordeste?
Aventuras Na História
Na noite da última sexta-feira, 22, diversos moradores de cidades do Nordeste se surpreenderam com uma grande bola de fogo cruzando o céu. Mas o que causou tal momento que causou alvoroço nas redes sociais?
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) publicou uma análise preliminar explicando o 'fenômeno'. Segundo repercutido pela Folha de São Paulo, trata-se da reentrada na atmosfera do lixo espacial de um foguete lançado pela China em 2018.
A Astronomiaum, página no X (antigo Twitter), especializada sobre astronomia, corrobora que a bola de fogo pode ser lixo espacial, mas contesta sua origem: ela seria oriunda dos satélites Starlink, da SpaceX, de Elon Musk, que sofreram com falha ao entrar na órbita terrestre.
Avistamentos
Independente de sua origem, a bola de fogo movimentou as redes sociais nas últimas horas, com pessoas 'encantadas' com o rastro de luz cortando o céu ou 'assustadas' com o avistamento.
Por fim, a Folha aponta que as luzes foram vistas em cidades em diversos estados, como Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba. Veja os vídeos!