Home
Tecnologia
Capitão América: veja a evolução do personagem nos cinemas até o MCU
Tecnologia

Capitão América: veja a evolução do personagem nos cinemas até o MCU

publisherLogo
Tecmundo
03/03/2023 19h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15449135/original/open-uri20230303-18-6o2nj1?1677881942
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Steve Rogers, mais conhecido como Capitão América, é um dos personagens mais emblemáticos do Universo Cinematográfico da Marvel . Interpretado nesses filmes por Chris Evans, o herói mostrou porque poderia ser um dos líderes dos Vingadores, visto toda a sua trajetória icônica e até mesmo épica dentro dos quadrinhos. 

Criado por Joe Simon e Jack Kirby no início dos anos 1940, sua primeira aparição em mídias audiovisuais ocorreu em 1944, com o lançamento de um filme seriado, algo comum naquela época. De lá para cá, o público acompanhou de perto toda a evolução do personagem, que ainda  teve sua psicologia explorada em inúmeros locais, culminando até mesmo em uma série no Disney+ .

Abaixo, portanto, confira mais detalhes sobre a evolução do Capitão América nos cinemas, incluindo sua participação no MCU. Aproveite!

(Republic Pictures/Reprodução)(Republic Pictures/Reprodução)

Conforme citado anteriormente, sua primeira aparição fora dos quadrinhos ocorreu em 1944. A Republic Pictures se inspirou em suas histórias para criar um novo conceito de herói popular. 

Assim surgiu o seriado cinematográfico, muito comum à época, cujos episódios eram veiculados em salas de cinema todas as semanas. Ao todo, 15 narrativas foram desenvolvidas que, somadas, possuem 243 minutos de duração. De forma curiosa, o personagem (vivido por Dick Purcell) é visto de uma maneira bem diferente da qual o público está acostumado.

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)

Alguns anos se passaram e dois telefilmes foram encomendados pela CBS contando com o herói titular como protagonista. O ator Reb Brown foi escalado para interpretá-lo nas duas produções. 

Com uma trama mais parecida com a original dos quadrinhos, Steve Rogers surgiu com uma história de fundo muito interessante, enfatizando a relação que tinha com seu pai até se tornar o Capitão América por conta de um produto químico experimental.

(21st Century Film Corporation/Reprodução)(21st Century Film Corporation/Reprodução)

O tempo passou e mais um filme surgiu para apresentar o herói a um novo público. Porém, apesar dos esforços de sua distribuidora na época, o longa-metragem não conseguiu chegar às salas de cinema e ficou restrito a um circuito de home video, por meio de fitas em VHS.

Nesse projeto, Matt Salinger ficou com o papel de Steve Rogers, explorando a história de origem do herói desde o experimento militar em que foi submetido durante a Segunda Guerra Mundial até sua ascensão.

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)

Antes mesmo da estreia de Chris Evans como o Capitão América no MCU, a Marvel incluiu o personagem em algumas animações, como The Avengers: United They Stand (1999), Ultimate Avengers (2006), Next Avengers: Heroes of Tomorrow (2008), além de participações nas séries animadas do Homem-Aranha e dos X-Men.

Em 2011, com sua chegada ao Universo Cinematográfico da Marvel, uma nova trama de origem foi planejada, mostrando como tudo havia acontecido com Rogers no passado até chegar à atualidade.

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)

Com o sucesso da 1ª Fase do MCU, que culminou no tão aguardado crossover dos Vingadores em 2012, não demorou muito para que uma sequência direta ao primeiro filme do Capitão América fosse planejada e, posteriormente, lançada nos cinemas.

Neste segundo filme, o herói, agora com uma aliança firmada com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, e Sam Wilson (Anthony Mackie), o Falcão, precisa enfrentar um inimigo inesperado: o Soldado Invernal (Sebastian Stan).

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)

Nesse meio tempo, Steve Rogers foi visto ainda em Vingadores: A Era de Ultron (2015), que adicionou mais camadas complexas à psicologia do personagem nessa fase do MCU. Depois de formar novas alianças e enfrentar seus fantasmas do passado, ele ainda precisou ser firme com suas opiniões diante da soberania de Tony Stark (Robert Downey Jr.).

Por conta de intrigas políticas, os Vingadores se dividem, formando duas equipes antagônicas: uma delas, inclusive, é liderada por Rogers em oposição ao Homem de Ferro.

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)

O Capitão América também foi visto em mais filmes do MCU até se despedir totalmente junto da Saga do Infinito durante Vingadores: Ultimato, em 2019. A ameaça de Thanos (Josh Brolin) à humanidade foi tão severa, que causou danos irreparáveis ao planeta.

Unindo todas as suas forças com a de outros heróis, depois do sacrifício de Stark, Rogers decide retornar ao passado para viver como uma pessoa comum, apesar dos pesares. Mas seu legado permanece intacto.

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)

Com o desenvolvimento de produções seriadas para o Disney+, a Fase 4 do MCU apresentou novos caminhos para o Capitão América, incluindo lições de pertencimento. Sam Wilson, o Falcão, retorna ao lado de Bucky Barnes, o Soldado Invernal, para reivindicar o escudo que pertencia a Rogers.

Posteriormente, a plataforma de streaming também lançou a animação What If…?, na qual Peggy Carter, em um dos universos alternativos da Marvel, se desenvolve como a Capitã Carter, inspirada livremente no Capitão América.

Você sente falta de Steve Rogers como Capitão América? O que você espera do futuro do personagem no MCU?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também