Home
Notícias
Câmera da NASA fotografa rocha semelhante a "ursinho" em Marte
Notícias

Câmera da NASA fotografa rocha semelhante a "ursinho" em Marte

publisherLogo
Aventuras Na História
30/01/2023 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15402157/original/open-uri20230130-18-1obk14h?1675116544
©Divulgação / NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Cientistas da NASA que estudam a superfície de Marte encontraram, recentemente, uma rocha marciana com desenho que lembram o rosto de um ursinho. A peculiar descoberta, mesmo que intrigante, pode ser explicada pela tendência humana de associar rostos em todos os lugares. 

A imagem de um rosto sorrindo para os cientistas foi compartilhada pela Universidade do Arizona no dia 25 de janeiro, no entanto, o registro foi realizado em 12 de dezembro pela câmera do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA. 

Quando tirou a foto dessa incrível variedade de formações geológicas, o MRO cruzava cerca de 156 milhas (251 quilômetros) acima do Planeta Vermelho. A figura mais provável de ser vista é a de um ursinho com dois olhos redondos, seu nariz e boca, como repercutido pela Live Science.

Imagem de um urso?

A explicação mais provável é a de que seja apenas a pareidolia, a tendência psicológica que leva as pessoas a encontrarem significados em imagens e sons aleatórios.

Também é provável que seja uma colina quebrada no centro de uma cratera antiga. Em um comunicado publicado no blog da câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da UA, cada provável parte do urso foi explicada.

"Há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça)", diz o comunicado. Esse padrão circular pode ser "devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada".

Além do ursinho, também há uma nebulosa que se assemelha a um monstro destruidor de cidades, Godzilla. E os cientistas também encontraram outra formação rochosa que se parece com um muppet.

Tanto a última figura, quanto o urso, foram fotografados por um dos seis instrumentos científicos a bordo do MRO, um HiRISE. Ele fotografa o Planeta Vermelho em órbita desde 2006 e, de acordo com a UA (Universidade do Arizona), é a câmera mais poderosa já enviada para outro planeta.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também