Home
Notícias
Pesquisa aponta empate técnico entre três candidatos pela Prefeitura de São Paulo
Notícias

Pesquisa aponta empate técnico entre três candidatos pela Prefeitura de São Paulo

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
30/07/2024 14h53
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16306858/original/trio?1722352807
©Redes Sociais/Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Na disputa eleitoral pela prefeitura de São Paulo, três candidatos estão tecnicamente empatados na liderança, de acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (30) pela Quaest. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 20% das intenções de voto, seguido de perto por Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB), que possuem 19% cada um.

Os três candidatos estão isolados na disputa, já que o quarto colocado, o coach Pablo Marçal (PRTB), possui apenas 12% das intenções de voto. Tabata Amaral (PSB) obteve 5%, Kim Kataguiri (União Brasil) e Marina Helena (Novo) alcançaram 3% cada um, enquanto Altino (PSTU) e Ricardo Senese (UP) obtiveram 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Quando comparada à pesquisa divulgada em junho pelo mesmo instituto, vê-se que Nunes e Boulos tiveram uma leve queda com a chegada de Datena. Enquanto os dois perderam 2 pontos percentuais, Datena ganhou 2% a mais de apoiadores.

A pesquisa da Quaest também monitorou outros quatro cenários eleitorais na cidade. No entanto, ainda é possível observar uma boa margem para mudanças na escolha do candidato pelos eleitores de São Paulo. Apenas 42% afirmaram ter tomado uma decisão definitiva, enquanto 56% indicaram estarem abertos a mudar de voto caso ocorra algo relevante durante o período eleitoral.

Nesse quesito, Boulos possui uma pequena vantagem, com 52% dos eleitores que planejam votar no psolista indicando que essa é a decisão final. Para Nunes, os percentuais são quase invertidos, com 48% dos votos definidos e 51% indicando possibilidade de mudança. Já Datena apresenta o pior desempenho, com 70% de seus eleitores afirmando que podem mudar de voto.

A pesquisa também avaliou a rejeição aos candidatos. Mais uma vez, Datena é quem registra uma maior rejeição, com 48% dos eleitores afirmando que conhecem o apresentador, mas não votariam nele. Boulos possui uma rejeição de 40%, enquanto Nunes fica com 36%.

A pesquisa da Quaest ainda apresentou quatro cenários de segundo turno na cidade. No principal deles, Nunes venceria Boulos por 45% a 32%. O atual prefeito também sairia vitorioso em confrontos com Marçal (46% a 22%) e Tabata (47% a 26%). O confronto entre Boulos e Marçal resultaria em uma vitória do deputado, com 37% dos votos contra 33% do coach.

A pesquisa realizada pela Quaest possui uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Foram entrevistados 1.002 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 25 e 28 de julho, a pedido da consultoria de investimentos Genial.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também