Home
Tecnologia
Luna-25: entenda o que aconteceu durante a expedição russa que fracassou
Tecnologia

Luna-25: entenda o que aconteceu durante a expedição russa que fracassou

publisherLogo
Aventuras Na História
21/08/2023 22h31
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15725987/original/open-uri20230821-18-1dyvw64?1692657697
©Reprodução/Twitter/katlinegrey
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Estava prevista para esta segunda-feira, 21, a aterrissagem da Luna-25, espaçonave russa, em solo lunar. Porém, após imprevistos na órbita pré-pouso, a sonda despencou no satélite natural da Terra, no último domingo, 20.

A última expedição russa à Lua havia acontecido em 1976, com a Luna-24. Na época, Leonid Brezhnev era o líder do Kremlin. Esperava-se que Luna-25 pousasse no sul da Lua, algo até hoje inédito, onde pesquisadores acreditam que possa ser encontrado elementos preciosos e água congelada.

A Roscosmos, agência espacial russa, afirmou ter perdido a comunicação com a nave no sábado, 19, às 8h57, pelo horário de Brasília. Conforme repercutido pela Revista Galileu, a Reuters divulgou que o erro se deu no momento em que a espaçonave se encaminhou para a órbita de pré-pouso:

O aparelho entrou em uma órbita imprevisível e deixou de existir como resultado de uma colisão com a superfície da Lua", afirmou a Roscosmos em nota.

Explicações

Segundo Anatoly Zak, idealizador do site Russian Space Web, que acompanha as expedições espaciais da Rússia, o programa de comando de voo da sonda era “uma área vulnerável, que teve que passar por muitas correções”. Ele também explicou que o local de aterrissagem escolhido é muito ambicioso para um programa que não realizou uma missão mais simples previamente.

Durante um depoimento ao Moscow Times, Valery Yegorov, antigo pesquisador do programa espacial russo, afirmou que o desastre pode postergar outras missões "até 2028 ou ainda mais tarde". Yegorov também acredita que os problemas registrados pela Luna-25 são consequências das sanções do ocidente contra Moscou, pois, o programa foi adiado múltiplas vezes "por causa das sanções impostas à Rússia em resposta à tomada da Crimeia".

Os problemas enfrentados pela mais recente missão expõem a decadência do programa espacial russo, quando comparado com a época da Guerra Fria, onde o país foi o primeiro a lançar um satélite que orbitasse a terra, o Sputnik 1, em 1957, e em 1961, Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, foi a primeira pessoa a ir ao espaço.

Mesmo com o desastre na aterrissagem, Luna-25 registrou imagens do cosmos, além de realizar outros avanços, como esclarecido por Vitaly Egorov, especialista espacial russo, durante uma conversa com a Associated Press:

Luna-25 mostrou um progresso importante. Ela voou em direção à Lua, realizou correção de órbita e testou eletrônicos a bordo e ferramentas científicas.", explicou Egorov à agência Associated Press.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também